quarta-feira, 28 de julho de 2010

bife de panela de pressão ... que invensão!!!

a leitura será melhor aproveitada, se os links em negrito forem abertos.

bife de panelaa física explica: se a pressão do ar é maior, a temperatura de evaporação da água é mais alta. e, se a panela de pressão, respeita esta lei, ela cozinha os alimentos em menor tempo. ao lembrarmos que em cidades à beira mar o alimento cozinha com maior rapidez, fica fácil entender o princípio da panela de pressão: a pressão ao nível do mar é maior, portanto, os alimentos cozinham em menos tempo.

é neste clima esquentado e explosivo, que tem início a saga da panela de pressão.

cozinhar nas alturas - ocorre com alpinistas, por exemplo - exige grande dose de paciência. significa dizer que, a grandes altitudes, a pressão atmosférica é menor e o líquido demora a entrar em ebulição. consequentemente, o alimento gasta mais tempo e muita lenha para alcançar um ótimo estágio de cozimento. a pressão no interior de uma panela, idêntica à pressão que existe em locais ao nível do mar, possibilita alcançar uma temperatura de cozimento acima de 100 °C. é este o princípio da panela de pressão utilizado por denis papin, matemático e inventor.

a história atribui ao francês, denis papin, que passou por aqui entre 1647 e 1712 (?), a idéia da panela de pressão. lá pelos idos de 1679, ele criou um pequeno trambolho, o digestor ou marmita de papin: uma panela de ferro fundido, hermeticamente fechada por uma tampa com válvula. a válvula serve para estabilzar a pressão no interior da panela, e é munida de peso suficiente para ser erguida quando a panela alcança uma determinada pressão. isto refere explosão, caso a válvula entupa, então, para evitar um desastre culinário de valor inestimável, uma segunda válvula, a de segurança, foi acrescentada aos modelos modernos.

em 1905, as panelas de pressão ainda eram de ferro fundido.

e a receita é!!!

bife de panela de pressão

bife de panelanão menos saborosas, são as práticas receitas de bolo de liquidificador ou aquelas cujos ingredientes são colocados numa panela, e cozidos sem refogar, sem fritar, sem mais nada.
bife de panela na panela de pressão, a receita, se presta à uma dessas praticidades culinárias. melhor ainda porque a mesma receita pode ser cumprida com sucesso diminuindo ou aumentando a quantidade dos ingredientes, dependendo da quantidade de comensais.

medidas:
colher = sopa
xícara = chá

o que comprar???

2 kgs da carne de sua preferência em bifes - por exemplo: patinho, miolo de paleta
1 lata de cerveja caracu ou equivalente
240 g de molho de tomate
4 colheres de molho de soja
2 xícaras de água - opcional - este ingrediente eu dispenso. o molho fica mais grosso. cuidar para que a ausência da água não faça com que o molho reduza excessivamente, e grude no fundo.
1 pacote de sopa de cebola
salsinha e cebolinha verde, com fartura, para salpicar

tá com tudo comprado??? então faz assim:

tudo bem misturado, cozinhar por 20' na panela de pressão - contados depois que começa a xiar. para servir, salpique salsinha e cebolinha.

Nenhum comentário: