voltar às receitas





as frutas não podem oxidar: para que maçãs ou peras não escureçam depois de picadas pra uma receita, proceda da seguinte forma:
leve ao fogo uma panela com 1/2 litro de água, suco de um limão e 1 colher/sopa de açúcar. deixe ferver. coloque os pedaços da fruta. espere levantar fervura novamente, desligue o fogo, e deixe escorrendo o líquido todo, enquanto corta as outras frutas. simples assim.

quando essas frutas oxidantes, inclusive a banana, forem adicionadas à salada de frutas, elas precisam ser muito frescas - a banana deve ser a prata, e é bem mais saborosa enquanto ainda está verde.
além de fazer uso do truque descrito acima, é preciso temperar a salada com suco de laranja pera e limão, adoçado, e/ou groselha, e/ou suco de maracuja, e/ou refrigerante de limão, e/ou groselha, e/ou suco de melancia, e/ou suco de maçã fortificado com vitaminas, e/ou suco de abacaxi. todo suco de frutas, pra temperar a salada, será bem-vindo.

faça proveito de qualquer artimanha para evitar que a fruta fique oxidada/marrom.
tudo pela salada de frutas perfeita!!!

comprando frutas e legumes: saber escolher frutas e legumes é uma arte!!! dadas as devidas diferenças entre umas e outros, entre elas e eles, o correto é que tenham consistência firme, casca lisa quando tiver que ser lisa, e brilhante quando tiver que ser brilhante, de coloração adequada, e perfume tentador.
o melhor vem agora!!! escolha os exemplares menores, pois, são os que lhe darão mais alegria.
lembrei do maracujá!!! ele, quanto mais enrugado melhor!!!


alface verdinha: faça a alface murcha reviver colocando-a numa vasilha com água e suco de limão. deixe de molho por 1 hora no mais baixo andar da geladeira.

poetizando!!!
não comerei da alface a verde pétala
- vinícius de moraes/los angeles/1962 -

não comerei da alface a verde pétala
nem da cenoura as hóstias desbotadas
deixarei as pastagens às manadas
e a quem mais aprouver fazer dieta.

cajus hei de chupar, mangas-espadas
talvez pouco elegantes para um poeta
mas pêras e maçãs, deixo-as ao esteta
que acredita no cromo das saladas.

não nasci ruminante como os bois
nem como os coelhos, roedor; nasci
omnívoro; dêem-me feijão com arroz

e um bife, e um queijo forte, e parati
e eu morrerei, feliz, do coração
de ter vivido sem comer em vão.


molho engordurado: se o molho ficou muito gorduroso, acrescente 1 pitada de bicarbonato de sódio.

comida salgada demais: a comida ficou salgada demais??? na sopa ou no ensopado, adicione batatas cruas, cortadas. assim que estiverem cozidas, terão absorvido o excesso de sal.
comida salgada demais2: pingar algumas gotas de limão na comida, e deixar ferver um pouco mais, é outra dica boa para retirar o excesso de sal. também vale acrescentar 1 colherinha de açúcar, e 1 de vinagre.

o truque da gelatina: torne as gelatinas de frutas vermelhas mais nutritivas e gostosas, preparando-as com a água do cozimento da beterraba.

o ovo saudável: para saber se um ovo é fresco ou não, antes de quebrá-lo, coloque-o numa vasilha com água fria e bem salgada. se ele afundar, está saudável ... é fresco.
o ovo saudável2: se for usar o ovo cru em alguma receita, coloque o ovo em um copo, despeje água fervente para cobri-lo, e mantenha-o completamente coberto pela água por cerca de 30 segundos ...
tal procedimento servirá para matar todas as bactérias, já que o ovo não será frito ou cozido ... passado esse tempo, utilize e, se for o caso, separe a gema.

omelete que te quero fofo!!!: para fazer omeletes muito leves e fofos, é só adicionar uma pitada de maisena e/ou fermento químico em pó, antes de bater os ovos.

cheiro de ovo???: lembre-se que o que dá cheiro de ovo é a película da gema ... retirando-a, fica tudo em paz!!!

a medida certa: na imagem abaixo demonstro a quantidade pra cada especificação [a caneta serve como parâmetro]:


o melhor tamanho dos ovos: nos bolos, use ovos médios. com ovos grandes o bolo abaixa, depois de frio.

usei só as claras ... o que eu faço com as gemas??? as gemas podem ser guardadas na geladeira por até 3 dias. cubra-as com água ou óleo.

tomates renovados: os tomates estão maduros e moles demais para a salada???
coloque-os numa vasilha com água fria e salgada. depois de algum tempo eles voltarão a ficar firmes. tente!!!

queijo ressecado: o queijo ressecou na geladeira, quando guardado por algum tempo??? pincele manteiga ou margarina na parte exposta.


laranja e limão duram mais: para conservar o limão fresco na geladeira guarde-o dentro de saco plástico, em um recipiente também de plástico. esta dica vale serve, igualmente, pras laranja.

limão sem caldo: se o limão estiver verde e com pouco suco, coloque-o na água. troque a água diariamente. ele vai amadurecer e ficar mais suculento.

chantilly com volume: para aumentar o volume do chantilly, adicione a ele claras batidas em neve, bem firmes.

o ponto certo da clara: quando uma receita pede para bater suspiro ou creme, em picos moles, é o ponto em que ao bater a parte traseira de uma colher sobre ele, formam-se picos, como aqueles na torta de limão, ou dos suspiros, sendo assim, é pra parar de bater tão logo a mistura forme picos que dão uma caidinha pro lado.
abaixo, os 3 pontos dos cremes ou suspiro, picos moles, picos duros e desidratado/talhado.



frutas secas - ou não - no bolo: para que as frutas secas ou frescas fiquem bem distribuídas no bolo, envolva-as com fermento em pó ou amido de milho - peneire pra retirar o excesso - antes de adicioná-las à massa. assim, elas não afundarão.

a técnica do pré-aquecer: o pré-aquecimento acontece ligando-se o forno na temperatura máxima, minutos antes de colocar o alimento: 20 minutos para fogão de 4 bocas, e 15 minutos para fogão de 5/6 bocas.
após o pré-aquecimento, a temperatura é passada para aquela que é recomendada na receita, e o alimento é colocado no forno.
evite abrir a porta do forno enquanto o alimento está assando, para não dispersar o calor, economizando tempo, gás e garantindo a boa qualidade do alimento.

sobre cogumelos:
limpando cogumelos: pra começar, quando for comprar os cogumelos, prefira os mais macios e firmes, sem partes danificadas. os cogumelos são como esponjas, e se lavados, ficando algum tempo sob a torneira aberta absorvem muita água e o sabor fica alterado, aguado. além disso ficarão moles e úmidos demais depois de refogados.

para higienizá-los utilize um pano de prato limpo e úmido, ou um papel toalha, também úmido. delicadamente remova a terra que envolve os cogumelos.
um pincel bem molinho - como o que eu tenho só pra essas delicadezas culinárias - também pode ser usado, caso a terra esteja seca. mesmo que a terra esteja úmida, grudada, utilize o pincel pra retirar o excesso, e depois passe o papel toalha/pano de prato limpo umedecidos.

se o cogumelo estiver muito sujo, exageradamente sujo, passe-o rapidamente sob um jato de água corrente para retirar apenas o excesso de terra. mas eu ainda prefiro o pincel molinho e/ou o papel toalha/pano de prato limpo umedecido.

cogumelos, não jogue nada fora: quando for retirar as partes mais fibrosas dos cogumelos [existem muitos tipos, e alguns possuem partes mais duras] não jogue fora. elas podem ser usadas para preparar caldo, antepasto, adicionar ao pesto, ... para o caldo/sopa, coloque-as - depois de limpas - em uma panela com água, legumes e temperos a gosto, cozinhe até amaciar, bata no liquidificador, e utilize como quiser. para o antepasto, cozinhe com temperos e água, deixe reduzir o líquido, bata no liquidificador, regue com azeite, sirva com torradas ou pão integral. no pesto, refogue, e bata no liquidificador com os outros ingredientes.

fermento, bater ou não bater, eis a questão!!!: não existe, pra mim, nenhuma impedimento pra bater a massa de um bolo, no liquidificador, na batedeira ou na mão, depois de acrescentar o fermento ... nunca, nenhum bolo deixou de crescer por esta razão.
porém, se alguém não tiver passado por esta experiência, e preferir parar de bater, e misturar a massa, levemente, pra incorporar o fermento ... fique à vontade!!!

untar a forma ... com o quê???: tenha sempre manteiga na geladeira, para untar a forma ou a assadeira ... assim é garantido que o alimento não grude ... a margarina gruda, e o óleo queima ... certo???

é isso.

voltar às receitas